Jornal britânico afirma que julgamento histórico fortalece a democracia brasileira diante do avanço de populistas autoritários
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado foi destacada pelo Financial Times como um marco histórico que projeta o Brasil como exemplo para o mundo. Em editorial publicado nesta quarta-feira (17), o jornal britânico ressaltou que, pela primeira vez na conturbada história política do país, golpistas foram responsabilizados por tentar derrubar um governo.
Segundo o periódico, o julgamento bem-sucedido “fortalece os alicerces da democracia brasileira” em um momento em que regimes autoritários e líderes populistas ameaçam instituições democráticas em diversas partes do mundo.
“O caso é um exemplo importante de como uma grande nação em desenvolvimento consegue manter o Estado de Direito diante da forte pressão de um líder eleito empenhado em subvertê-lo”, escreveu o Financial Times.
O jornal ponderou, no entanto, que o processo teria maior legitimidade se tivesse sido julgado pelo plenário do STF, composto por 11 ministros, e não apenas pela 1ª Turma da Corte, formada por cinco magistrados. Ainda assim, o editorial classificou a decisão como um marco que reforça a imagem do Brasil no cenário internacional.
Fonte: bbc.com