Reunião entre instituições discute novo acordo de cooperação e reformulação do programa “Depois do Amanhã”, com foco na reintegração de adolescentes e prevenção da reincidência.
Na última semana, representantes da Prefeitura de Porto Ferreira e da Fundação Casa se reuniram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento das ações socioeducativas no município. O encontro marcou um importante passo para a reformulação do programa de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e para a assinatura de um novo acordo de cooperação entre as instituições.
Estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Carolina Diniz da Cunha Cintra Braga, técnicos dos equipamentos da Assistência Social, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Diretoria de Ensino da região de Pirassununga e da direção da Escola Estadual Washington Luiz. Representando a Fundação Casa, participou a técnica especialista Maria Auxiliadora de Lima Ribeiro.
A principal pauta da reunião foi o realinhamento técnico entre as instituições e a reformulação do antigo programa Pós Medidas Socioeducativas, que agora passa a se chamar Programa Depois do Amanhã. A nova proposta tem como objetivo ampliar a articulação entre os serviços públicos municipais como saúde, educação e assistência social para garantir um acompanhamento mais eficaz e integrado dos adolescentes atendidos.
Segundo os organizadores, a expectativa é de que, nos próximos dias, seja formalizado um novo acordo de cooperação entre o município e a Fundação Casa. O documento deverá estabelecer diretrizes para melhorar os fluxos e protocolos entre os órgãos envolvidos, promovendo o fortalecimento da rede de proteção social e contribuindo para a reintegração dos jovens à sociedade, além de atuar na prevenção da reincidência de infrações.
A iniciativa reforça o compromisso do município com uma política pública mais humanizada e eficiente na atenção aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, reconhecendo a importância do trabalho intersetorial na construção de oportunidades e na garantia de direitos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Ferreira