Menor oferta de animais para abate e avanço das exportações explicam valorização histórica
O preço da carne bovina negociada no atacado da Grande São Paulo atingiu recorde neste mês, acumulando alta de 45% nos últimos dois anos. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP).
De acordo com o levantamento, o valor médio da carcaça casada do boi — que inclui traseiro, dianteiro e ponta de agulha — chegou a R$ 25,05 neste mês, o maior patamar desde o início da série histórica, em 2001. O preço supera em 11% o registrado no mesmo período de 2025 e em 45% o de abril de 2024.
Segundo o pesquisador e coordenador de pecuária do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, dois fatores principais explicam a alta: a redução na oferta de animais prontos para abate e o aumento das exportações.
Ele destaca que, entre janeiro e meados de abril, é comum que os bovinos sejam mantidos no pasto devido às condições climáticas, o que reduz temporariamente a disponibilidade para o abate. Ao mesmo tempo, a demanda internacional segue aquecida. Dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes indicam que o Brasil exportou 3,5 mil toneladas de carne bovina em 2025, ante 2,9 mil em 2024.
Além do cenário externo, o consumo interno também pressiona os preços. A preferência do brasileiro pela carne bovina mantém a demanda elevada, contribuindo para a valorização do produto no mercado doméstico.
Fonte: G1Piracicaba







