Moeda brasileira acumula alta de 12,3% no ano e supera desempenho de divisas de países como Israel e Noruega
O real brasileiro foi a moeda que mais se valorizou frente ao dólar em 2026, segundo levantamento da consultoria Elos Ayta, que analisou 28 moedas. Até a última sexta-feira (8), a moeda brasileira acumulava alta de 12,3% em relação à divisa norte-americana.
Na mesma data, o dólar comercial fechou em queda de 0,59%, cotado a R$ 4,894, encerrando abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez desde janeiro de 2024.
O estudo mostra que o real superou moedas como a de Israel, com valorização de 10%, e a da Noruega, com alta de 9,67%. Já países como Turquia, Índia e Indonésia registraram desvalorização frente ao dólar.
Para a estrategista-chefe da Nomad, Paula Zogbi, o principal fator para o avanço do real é a diferença entre os juros do Brasil e dos Estados Unidos, o que favorece operações financeiras conhecidas como “carry trade”.
A especialista também destaca que o Brasil tem sido beneficiado pela alta das commodities e pelo fato de não estar diretamente envolvido nas tensões internacionais atuais.
Apesar do cenário positivo, Paula alerta que a proximidade das eleições e os resultados abaixo do esperado de empresas brasileiras podem aumentar a volatilidade da moeda e reduzir a entrada de capital estrangeiro nos próximos meses.
Fonte: sbtnews.sbt.com.br







