Estudantes interessados em completar o ensino médio em uma das melhores escolas federais do país podem concorrer às vagas oferecidas pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG).
As inscrições para o concurso deste ano poderão ser feitas entre 3 de junho e 4 de julho. No total, serão oferecidas 215 vagas.
A EPCAR prepara jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), que funciona em Pirassununga (SP).
Sobre a EPCAR
No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar ficou em oitavo lugar entre as escolas públicas federais de ensino médio no país. No Brasil todo, levando-se em conta colégios públicos e privados, a EPCAR aparece entre as cem melhores instituições de ensino (87ª posição), em um total de mais de 25 mil escolas avaliadas pelo Ministério da Educação.
O edital do concurso, formulário de inscrição e o detalhamento das instruções e condições do exame estão disponíveis na internet pelos sites: http://www.barbacena.com.br/epcar/index.html ou http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?id=449&page=mostra_concurso
No site http://www.epcar.aer.mil.br/ ,o internauta encontra informações sobre o funcionamento da EPCAR e fala da a rotina dos alunos que estudam em Barbacena.
Na EPCAR, além da formação com disciplinas regulares, como matemática, história, geografia, português e inglês, os jovens recebem ainda fundamentos militares. Durante o curso, o aluno ganha salário (remuneração remuneração fixada em lei), alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.
Desde sua criação, cerca de 480 mil candidatos prestaram o concurso da EPCAR. No exame de 2009, 13 mil candidatos disputaram as 185 vagas oferecidas – uma relação de 70 jovens por vaga, concorrência comparável a dos cursos mais procurados das principais universidades do país.
Texto com colaboração do DEPENS e EPCAR
Fonte: http://www.epcar.aer.mil.br/







