Nesta terça-feira, dia 22 de maio, o município de Santa Rita do Passa Quatro completa 152 anos e para festejar a data a Prefeitura oferece à população shows, atividades sociais, desfile cívico e a apresentação da esquadrilha da fumaça.
Fundada no ano de 1860, esta estância climática do Estado, hoje com 26,5 mil habitantes, originou-se de uma pequena capela, dedicada à Santa Rita de Cássia, no lugar denominado Passa Quatro, terras que pertenciam ao Distrito de São Simão.
O nome Santa Rita surgiu em homenagem à dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia, e Passa Quatro surgiu devido à existência do Córrego Passa Quatro.
O “filho” mais famoso de Santa Rita é o compositor Zequinha de Abreu, autor, entre outras músicas, de ‘Tico-Tico no Fubá’. Com uma surpreendente vocação musical, consta em sua biografia que ele escrevia música com a mesma facilidade com que uma pessoa comum escreve qualquer coisa. Sua obra, das mais importantes do cenário nacional, compõe-se de mais de 300 trabalhos destacando-se: Branca, Tardes de Lindóia (valsas); Sururu na Cidade, Tico-Tico no Fubá (choros), entre outras composições. Por isso, acontece na cidade o Festival Zequinha de Abreu todos os meses de setembro, uma vez que o compositor nasceu em 19 de setembro de 1880.
No setor turístico, Santa Rita oferece diversas atrações, entre elas, a Cachoeira de São Valentin e a Cachoeira Três Quedas; o Jequitibá Rosa localizado no Parque Estadual de Vassununga (Km 243 da Via Anhanguera),reserva florestal onde se encontra uma das maiores quantidades de Jequitibás Rosa do mundo, com idade aproximada de 3.026 anos; o Deserto do Alemão formado por grandes erosões e por dunas, é usado na prática de off-road por jipeiros e motoqueiros e o Museu Histórico e Peadagógico Zequinha de Abreu que ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Rita. Nela se encontra hoje um grande acervo do famoso músico, como discos, letras das músicas, móveis, instrumentos musicais e objetos pessoais.
Fonte: www.turismo.sp.gov.br