Uma forte e grande onda de calor se espalha sobre o Brasil e já provoca temperaturas muito elevadas, muito acima do normal, em vários estados brasileiros.
Na terça-feira, 29 de setembro, o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40°C ou mais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí, Bahia, Minas Gerais e São Paulo .
Dentro desta onda de calor, a maior temperatura do dia 29 de setembro de 2020 foi de 43,4°C, em Nova Maringá. Esta temperatura está entre as mais altas já registradas pelo INMET no país.
O recorde de calor no Brasil até o momento, pelos registros do INMET, é de 44,7°C, em Bom Jesus do Piauí, em 21/11/2005.
Nesta quarta-feira, 30 de setembro, o calor de 40°C ou mais volta a ser registrado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Também podem registrar temperaturas de 40°C ou mais os estados do Pará, Maranhão e Paraná.
Esta onda de calor vai persistir até pelo menos 8 ou 9 de outubro de 2020 e recordes históricos de calor poderão ser quebrados em alguns estados.
Tarde desta quarta(30) pode ser a mais quente do ano em São Paulo
O ar quente e seco vai ser o destaque em São Paulo entre o fim de setembro e o começo de outubro. A intensa onda de calor que predomina em grande parte do Brasil, vai fazer as temperaturas ficarem extremamente elevadas no estado. Há previsão, inclusive, para novos recordes nos próximos dias.
RECORDE NA CAPITAL PAULISTA
Há condições para um novo recorde de calor do ano na capital paulista. A tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, será extremamente quente, com máxima de 35°C. Até o momento, o recorde é de 34,9°C em 27 de setembro.
RECORDE HISTÓRICO
Entre quinta e sexta-feira o calor será ainda mais intenso. A máxima prevista é de 37°C na capital paulista. Com isso, não dá para descartar a possibilidade de um recorde histórico. A maior temperatura já registrada na cidade, desde o início das medições(1943), foi de 37,8°C em 17 de outubro de 2014.
O calor também já é destaque no interior paulista. As temperaturas ficam muito altas nesta quarta-feira e as máximas passam dos 40°C por várias cidades do noroeste do estado. A situação é de alerta.
AR SECO
Uma grande massa de ar seco predomina nesta quarta-feira, dificultando a formação das nuvens de chuva no estado de São Paulo. Apenas as áreas do Vale do Paraíba que fazem divisa com Minas Gerais, que devem ter uma chuva isolada entre a tarde e a noite.
Nas demais localidades a umidade relativa do ar entra em acentuado declínio, e valores abaixo dos 20% podem ser registrados em grande parte do estado, inclusive na Região Metropolitana. A situação é de alerta. No interior, nas áreas do nordeste do estado, a umidade relativa atinge índices de emergência, abaixo dos 12%.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Por Assessoria de Comunicação da Climatempo – Angela Ruiz – angela@climatempo.com.br ; imprensa@climatempo.com.br