No último dia 14 de junho foi aprovada a lei municipal nº 3.619/2021, que institui o Centro Municipal de Formação Artístico-Cultural de Porto Ferreira (CMFACPF). O projeto de lei foi encaminhado pelo Poder Executivo, elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para apreciação da Câmara Municipal, que aprovou o PL por unanimidade.
O Centro de Formação Artístico-Cultural de Porto Ferreira é o órgão de controle de todos os equipamentos de formação artística-cultural do Município, trazendo uma melhor organização e concretizando uma melhor eficiência no atendimento a essa demanda do Setor Cultural.
A instituição é composta por quatro equipamentos de formação cultural:
1 – Centro Municipal de Formação de Artes Integradas (antiga Escola Municipal de Música e Artes).
2 – Banda de Porto Ferreira.
3 – Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Municipal
4 – Centro Municipal de Fomento à Produção Cultural.
“Detectamos que o Município carece de um órgão específico para a formação do Setor Cultural Municipal para que a cadeia produtiva da Cultura seja profissionalizada e para que o mercado cultural seja fortalecido. A criação deste órgão também se faz necessária para a construção do Sistema Municipal de Cultura, que está sendo elaborado por etapas desde o início desta gestão”, explica o secretário de Cultura, Régis Radael Berretta.
Com a aprovação da lei, a Escola Municipal de Música e Artes passa a ser denominada Centro Municipal de Formação de Artes Integradas, trazendo um nome que condiz com a realidade trabalhada dentro do equipamento e impulsionando a institucionalização da integração dos cursos para a contribuição da formação artísticas dos alunos.
Dentro de sua organização, ainda há a Banda Municipal de Porto Ferreira, que continuará trabalhando toda a questão de formação musical e de bandas marciais; o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Municipal, que será responsável pela pesquisa contínua da história do Município e também pela implementação de um programa de Educação Patrimonial na cidade; e, por fim, o Centro Municipal de Fomento à Produção Cultural, que inicialmente prestará assessoria à classe artística ferreirense para sua participação em editais de fomento de cultura, além de promover a formação de produtores culturais no Município.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefreitura de Porto Ferreira







