A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa a atualização dos casos de dengue notificados no município. Na última semana foram confirmados mais oito casos, sendo que o total no ano soma agora 229. Outras 6 suspeitas ainda aguardam resultados de exames.
Essas confirmações são referentes ainda ao mês de junho, que está agora com 13 casos confirmados, em 69 notificações (50 negativas).
Apesar da diminuição e do frio, todos devem manter os cuidados e eliminar os criadouros.
A equipe de endemias estará trabalhando em controle de criadouros neste feriado e no sábado (9 e 10/07), no período das 7h às 13h, para agilizar o trabalho de contenção das transmissões e pendências de imóveis fechados em bairros trabalhados durante a semana.
Nas semanas anteriores, os agentes visitaram bairros como Pascoal Salzano, Porto Bello, Vila Real, Vila Maria, Parque Residencial Santo Afonso, Parque Residencial José Gomes, Jardim Porto Seguro, Jardim dos Ipês, Lagoa Serena, Santa Rosa, Parque dos Laranjais e Santa Luzia, onde também tiveram casos confirmados, com serviços de nebulização e remoção de criadouros.
Os agentes também alertam para o grande número de imóveis fechados, o que dificulta o trabalho. Eles estão devidamente uniformizados com camiseta de manga longa, com crachá e bolsa de pesquisa para que a população possa identificar a unidade de trabalho e em caso de dúvidas deverá entrar em contato pelo telefone 3581-2299.
“Pedimos a colaboração da população na manutenção dos cuidados preventivos em seus imóveis evitando novos criadouros, que façam o descarte correto de materiais inservíveis e não deixem lixo acumulado em quintais ou descartem em terrenos baldios e áreas de vegetação permanente. Esses cuidados impedem a proliferação de novos mosquitos e novas transmissões de dengue”, diz Cláudia Elisa Barboza Beozzo, coordenadora de Enfrentamento a Endemias.
Com a identificação do vírus DEN1 circulando no município, a população encontra-se suscetível ao vírus, tendo em vista que anteriormente os casos positivos de dengue eram do vírus DEN2, que circulava durante as epidemias de dengue nos anos de 2010, 2014 e 2015.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira