Na 3ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (07/02), a vereadora Luciane Lourenço (PSD) apresentou o Requerimento nº 61/2022 solicitando informações à Transporto “Transportes Coletivos de Porto Ferreira” e à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira sobre os serviços de transporte coletivo.
A parlamentar falou sobre seu requerimento na palavra livre. “Quero parabenizar o vereador Pedro Melo (PSL) pelo complemento do requerimento. Vamos aguardar o retorno e ver o que eles vão nos responder.” A matéria questiona sobre as linhas de ônibus, o horário dessas linhas, o tempo de uso de cada ônibus e o tempo de contrato entre Prefeitura e Transporto.
Luciane Lourenço trabalha em frente a um ponto de ônibus e vê os problemas que acontecem com os ônibus. “Ocorre muito problema, às vezes esquenta motor e colocam água, quebra o ônibus, dão a volta e deixam os munícipes esperando. Não dá mais para aguentar essa situação, vamos aguardar a resposta deles para ver o que nos falarão”, finalizou a vereadora.
O presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD) também comentou sobre o requerimento. “Gostaria de parabenizar a vereadora Luciane Lourenço pela propositura. Vejo que a senhora pergunta a respeito dos horários das linhas. No ano passado, eu fiz um questionamento muito parecido, tendo em vista que inúmeros moradores me procuraram reclamando.”
Segundo o presidente, os ônibus não estavam cumprindo com os horários que eram divulgados. “E as pessoas têm seus compromissos, seja trabalho, médico e até mesmo de lazer e faz a sua programação diária tendo em vista o horário que é fornecido e não está sendo cumprido.”
Alan João se reuniu, no ano passado, com o superintendente da Agência Reguladora. “E ele relatou sobre a dificuldade de fiscalizar esses horários dos ônibus para que pudessem entrar com os procedimentos contra a Transporto. Eu destinei uma emenda parlamentar, de R$ 15 mil, para que seja adquirido um aplicativo em que os usuários poderão monitorar os horários dos ônibus”, explicou.
Esse aplicativo já é usado em Araras. “Com isso, o morador também passa a ter o poder de fiscalização, ele vai acompanhar o horário do ônibus, além de a Agência Reguladora ter acesso ao aplicativo e poder ter certeza dos horários e dos atrasos desses ônibus. Vai ser um ganho fundamental para o município tendo em vista que essa reclamação persiste já há muitos anos e não tem como mais ser admitido esse tipo de funcionamento”, concluiu Alan João.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será enviado para a Agência Reguladora e para a Transporto responderem.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira







