A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil participará da fiscalização do processo eleitoral no próximo domingo (2/10). A entidade é uma das certificadoras credenciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e atuará no teste de integridade das urnas eletrônicas que serão utilizadas no estado.
O teste é feito para verificar o grau de segurança do equipamento. Neste ano, o número de urnas que serão aferidas passou de cinco para 33. Além disso, a OAB-SP poderá apontar quais cidades participarão dos testes.
Em conjunto com o TRE-SP, a entidade receberá nesta sexta-feira (30/9) uma delegação de 25 observadores internacionais que vão acompanhar o pleito. O evento terá a presença da diretoria da OAB-SP, de integrantes da Comissão de Direito Eleitoral e do Observatório Eleitoral.
"A Justiça Eleitoral prevê, em resolução, a OAB-SP como entidade certificadora para acompanhar e garantir a lisura do pleito. Nossa função é auxiliar na garantia de eleições tranquilas, respeitando o processo democrático, ao observar e avaliar eventuais problemas que possam surgir", afirmou Patrícia Vanzolini, presidente da seccional paulista.
Além disso, no dia da eleição, diversas entidades farão uma vigília cívica na sede da OAB-SP, a partir das 9h. De acordo com o vice-presidente Leonardo Sica, "a vigília é a continuidade do trabalho de acompanhamento da eleição 2022 pela secional, na qual a Comissão de Direito Eleitoral e o Observatório Eleitoral, além de outros representantes de órgãos e associações, estarão de prontidão para atender eventuais demandas que possam ocorrer ao longo do dia".
Fonte: Revista Consultor Jurídico