As obras da nova travessia aérea para a adutora de água bruta que passa sobre o ribeirão Santa Rosa, em Porto Ferreira, avançam às etapas finais e devem ser concluídas no mês de novembro. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, finalizou a concretagem dos pilares e, agora, programa a instalação do pipe rack que vai sustentar a tubulação responsável por conduzir a água bruta até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Osvaldo da Cunha Leme.
De acordo com o coordenador de Engenharia da concessionária, Vinícius de Freitas, a programação prevê o içamento da estrutura confeccionada em aço para a última semana de outubro. Para isso, serão mobilizadas equipes especializadas neste tipo de operação.
A nova estrutura metálica dará suporte a um trecho de 26 metros de adutora que ficará a pouco mais de 6 metros de altura, bem acima do nível do ribeirão Santa Rosa. O projeto tem como objetivo ampliar a segurança operacional do trecho de adução de água bruta, que hoje está no nível do curso d’água, aumentando a complexidade em casos de manutenções emergenciais em períodos de cheia do ribeirão.
“Com a tubulação posicionada acima do nível do ribeirão, na eventualidade de se realizar uma manutenção, seja programada ou emergencial, o serviço tende a ser menos complexo do que ocorre atualmente”, explica Vinícius.
As obras da nova travessia foram iniciadas em agosto e não causam interferências no sistema de abastecimento de água do município. Mesmo no momento da montagem da tubulação sobre a estrutura metálica, a captação de água bruta continuará sendo feita em outro ponto do rio Mogi Guaçu para preservar a continuidade do serviço.
Acompanhe o avanço das obras da travessia
O avanço das obras da nova travessia realizadas pela BRK pode ser acompanhado no site e nas redes sociais da concessionária, que também mantém canais de atendimento ao cliente que podem ser acionados em casos de dúvidas, como o telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas todos os dias, e o WhatsApp (11) 99988-0001, que responde de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
*Por Cristian Barbosa – Comunicação – Regional SP