Além de bons negócios para lojistas do setor de móveis, decoração e design, a 4ª edição do Salão de Gramado, que ocorre de 7 a 10 de junho, no Serra Park, será também um convite à contemplação. Durante os quatro dias de feira, os visitantes que percorrerem os corredores do evento poderão aproveitar uma pausa para conhecer o trabalho artístico do fotógrafo Adriano Fernandes, de 34 anos, que há dez vem dedicando-se à fotografia profissional.
Natural de São Paulo, Adriano residiu em Gramado por cinco anos e atualmente vive em Campo Alegre, cidade da serra catarinense. Agora, no período do Salão, ele retorna ao Rio Grande do Sul com sua exposição Quintessência. Apresentando diversas formas, linhas, texturas e singularidades observadas no ambiente ao seu redor, o fotógrafo trará imagens que deverão transportar os expectadores para uma imersão ao despercebido. Segundo Adriano, a exposição tem o objetivo de evidenciar sentimentos e sensações ocultos na matéria-prima natural, exaltando a beleza da criação e provocando uma reflexão de como a vida acontece em sua Quintessência.
O trabalho de Adriano está fortemente ligado ao conceito de fotografia contemplativa, também chamada de Miksang, palavra de origem tibetana que significa “olho bom”. Dentro dessa prática fotográfica, a meditação é indispensável para a captura das imagens. “Os ensinamentos budistas contribuíram para uma melhor compreensão dessa modalidade, permitindo que a energia da natureza ganhe expressividade. Abrimos os olhos para a nossa consciência natural, tendo um momento de percepção vivida e desobstruída”, explica o fotógrafo. Assim, surge um desejo natural de comunicar a experiência e o resultado da fusão de meditação com a fotografia, traduzida por meio de Miksang. “Algo que podemos chamar de meditação com o olhar”, comenta Adriano.
Conforme o fotógrafo, na prática de Miksang há dois “ingredientes” indispensáveis: concentração e contemplação que, por sua vez, permitem a união de coração, mente, visão ampliada e firmeza, elementos que propiciam a captação da natureza em sua intimidade.
SERVIÇO:
O QUÊ: Salão de Gramado
QUANDO: de 7 a 10 de junho de 2016
ONDE: nos pavilhões do Serra Park, em Gramado
PARA QUEM: lojistas, arquitetos, designers, decoradores
INVESTIMENTO: entrada gratuita e estacionamento R$ 15,00
SOBRE O SALÃO DE GRAMADO
Criado a partir da união e iniciativa de cinco empresários da Serra Gaúcha – Álvaro Masotti (Móveis Masotti), Lauro Lovatto (Móveis Armil), Lino Hermann (Móveis Hermann), Marino Fritsch (Luhaz Móveis) e Valmor Cardoso (Avi Móveis) – o Salão de Gramado é uma feira nacional de negócios que anualmente reúne expositores do setor de móveis e decoração de todo o Brasil.
O evento ocupa uma estrutura de mais de 8 mil metros quadrados no Serra Park e oportuniza aos visitantes conciliar momentos de trabalho e de lazer num dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Além de conhecer as principais tendências e inovações do setor moveleiro, quem vem para o Salão de Gramado pode ainda saborear a gastronomia serrana, como fondues, chocolates, vinhos, e passear pelos diversos parques naturais e temáticos que a cidade oferece.
A cada ano o Salão de Gramado demonstra crescimento seja em quantidade de visitantes ou em qualidade de expositores. Em sua primeira edição, realizada em 2013, contou com a participação de 61 expositores e 3 mil visitantes, números que subiram em 2014 para 110 expositores e 3.844 visitantes. Em 2015 a feira teve 104 expositores e um importante incremento de visitas, que atingiram a marca de 5.036. A expectativa para 2016 é manter o público, com projeção de crescimento de 30%.