Os novos agentes comunitários de saúde contratados pela Prefeitura de Porto Ferreira estão realizando o curso de formação e, como parte do aprendizado e para conclusão das orientações, desenvolvem um TCC (trabalho de conclusão de curso).
São diversas ações voltadas às necessidades da população, identificadas durante os trabalhos dos agentes.
Nos últimos dias, por exemplo, foi realizada uma ação de higiene na Emei Mãe Maria, na Vila Maria, pelos agentes comunitários Paola e Carlos. O trabalho foi elaborado durantes as aulas de dispersão do curso.
As aulas tiveram início em novembro do ano passado, com previsão de término para 28 de junho. A turma possui 24 alunos inscritos. O curso possui carga horária de 400 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e outras 200, de prática profissional.
O objetivo é oferecer qualificação àqueles que já atuam na área, mas sem a formação profissional, procurando tornar o aluno capaz de executar o seu trabalho na equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou no Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs), com competência e humanização, para que sua ação na equipe de trabalho contribua para a melhoria das condições de saúde da população atendida.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br