Vice-Governador Rodrigo Garcia apresenta o PRA em Ribeirão Preto

Divulgado em 02/10/2021 - 14:00 por portoferreirahoje

Ontem,  sexta-feira (01/10), em Ribeirão Preto, o Vice-Governador Rodrigo Garcia participou do lançamento do Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O lançamento faz parte do “Programa Agro Legal” e tem como objetivo auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o código florestal.

O produtor rural terá orientação técnica e tecnologia para diagnosticar sua área, monitorar e acompanhar todo o processo. O que permitirá abertura de novos mercados, valorização dos seus produtos e sua propriedade e ainda o reconhecimento oficial de regularidade ambiental, facilitando o acesso ao crédito e benefícios estatais.

Rotas Rurais

Na ocasião, foram firmados convênios para o Programa Rotas Rurais com 60 munícipios. A iniciativa visa inserir propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa. Para isso, cria um Código de Endereçamento Rural Digital (CERD) para cada propriedade e estabelecimento rural paulista. Esse código funciona como um CEP rural personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.

O recurso ainda indica como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. As prefeituras recebem um mapa com todos os CERD da sua área rural e podem utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional.

Variedades de açúcar

Durante o evento que aconteceu no Instituto Agronômico de Ribeirão Preto, foram apresentadas três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor sucroenergético brasileiro. Os novos cultivares envolvem elevada produtividade e resistência às principais doenças da cultura, porte ereto, com indicação para diversos ambientes e ótimos desempenhos em diferentes regiões brasileiras.

As três trazem a possibilidade de plantios nas regiões de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia e Tocantins. Cada uma carrega características que as adaptam às diversas condições de ambiência, apresentando resultados que dependem de sua instalação de acordo com os nichos previstos no desenvolvimento feito pelo Programa Cana IAC.

O Programa Cana IAC disponibiliza as orientações sobre as variedades como se fosse uma “bula”, com todas as características dos materiais biológicos e seus respectivos desempenhos de acordo com o ambiente onde são plantados.