Unidade funciona 24 horas e recebe pacientes de todas as idades em situações de urgência e emergência em saúde mental
O Pronto Atendimento de Saúde Mental (PAM) de Ribeirão Preto registrou cerca de 4,8 mil atendimentos nos dois primeiros meses de funcionamento. Inaugurada em 8 de junho, a unidade contabilizou uma média de 67 pacientes por dia no período.
Instalado no antigo prédio da UBDS do Quintino Facci II, o serviço atende moradores de Ribeirão Preto de todas as idades pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento funciona 24 horas, todos os dias, e não exige agendamento ou encaminhamento prévio.
Entre as principais demandas estão crises de ansiedade e depressão, sintomas psicóticos, alterações graves de comportamento, agitação, risco de suicídio e situações relacionadas ao consumo, intoxicação ou abstinência de álcool e outras drogas.
De acordo com o coordenador médico do PAM, Renan Maekawa, ansiedade e depressão estão entre os casos mais frequentes. Os primeiros levantamentos também apontam uma procura maior por parte das mulheres, embora o serviço esteja disponível para toda a população.
A unidade oferece estrutura semelhante à de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas voltada exclusivamente para situações de urgência e emergência em saúde mental. A equipe é formada por psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.
O PAM possui 19 leitos, sendo 14 destinados à observação, quatro para urgência e um para isolamento. Conforme a avaliação de cada paciente, podem ser administrados medicamentos no local e realizado o encaminhamento para uma unidade básica de saúde ou para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Em situações consideradas mais graves, o paciente pode permanecer em observação ou ser encaminhado para internação hospitalar. Segundo a equipe médica, a internação é avaliada principalmente quando existe risco para o próprio paciente ou para outras pessoas.
A coordenadora administrativa do PAM, Josilaine Cristina, explica que antes da abertura do serviço, pessoas em crises de saúde mental procuravam as UPAs da cidade, onde não havia uma equipe especializada exclusivamente nessa área.
A procura pelo atendimento também é relacionada pelos profissionais ao aumento das discussões sobre saúde mental e à maior divulgação de informações sobre o tema. A equipe, porém, alerta que conteúdos encontrados na internet não devem ser utilizados para realizar diagnósticos ou iniciar tratamentos por conta própria.
Durante o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, os profissionais reforçam a importância de buscar ajuda especializada diante de situações de sofrimento emocional ou crises de saúde mental.
Onde procurar atendimento
PAM de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Bruno Pelicani, 70, Quintino Facci II
Funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias
Telefone: (16) 98264-0670
Público: moradores de Ribeirão Preto de todas as idades
Acesso: sem necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio
O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo telefone 188, com atendimento 24 horas.
Fonte: g1.globo.com







