Os trabalhos de limpeza, tapa-buracos e recuperação de vias públicas sem pavimentação prosseguiram em ritmo intenso na última semana.
As equipes do Departamento de Obras e Serviços Municipais estiveram na semana passada no Parque Residencial José Gomes e na Estância dos Granjeiros, quando máquinas e funcionários fizeram o trabalho de recuperação das ruas sem asfalto. Terraplanagem e colocação de cascalho foram as principais ações. Chuvas que caíram nos dias de trabalho dificultaram um pouco a execução dos serviços, mas tudo terminou antes do final de semana.
Ainda na semana passada e início desta, equipes também promoveram a limpeza do mato em alguns pontos de grande circulação de pessoas, como o Estádio Municipal Marcolino Barbosa (Campo do Cruzeiro), no Jardim Porto Novo, e em outras áreas do mesmo bairro, como no entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA) Correa Porto, no terreno onde passava a antiga linha do trem e numa área institucional ao lado da avenida Nicolau Bruno.
Desde segunda-feira equipes também fazer o serviço de tapa-buracos na avenida Arcyr Giaretta Barcellos, uma das mais danificadas com as fortes chuvas que caem no município desde o início do ano. A prefeita Renata Braga e o diretor de Obras, engenheiro João Batista da Silva, estiveram no local na terça-feira para vistoriar os trabalhos.
“Mesmo com poucos recursos financeiros, equipamentos e, principalmente, pessoal, estamos colocando a cidade em ordem. Este foi um dos problemas principais que assumi e priorizei solucionar neste início de governo”, comentou Renata Braga.
O diretor João Batista da Silva informou que atualmente o Departamento de Obras tem cerca de metade dos servidores para essas tarefas do que há 10 anos. “Nós tínhamos 12 equipes no Departamento há cerca de uma década. Hoje, são seis. O maior responsável por esta situação é o desvio de função de funcionários de Obras que estão em outros setores da Prefeitura”, explica o diretor.
Outras regiões da cidade que já receberam serviços do Departamento de Obras são a Vila Daniel, Vila Nova, Parque dos Laranjais, Avenida do Comércio, Jardim Centenário, Jardim Paschoal Salzano, Jardim Anésia 2, além de tapa-buracos partindo das principais vias de tráfego para as de menor movimento.
Licitação
Para tentar suprir a falta de pessoal no Departamento de Obras, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação de empresa de prestação de serviços de capina e roçagem de parques e jardins. “É um serviço essencial para a conservação e limpeza da cidade que não é possível atender somente com as equipes do Departamento de Obras”, explicou João Batista.
A sessão pública aconteceu nesta terça-feira (05/03). Quatro empresas participaram do certame. Porém, uma delas entrou com recurso, questionando a documentação apresentada por outra empresa concorrente. Sendo assim, agora a Seção de Licitações e Contratos terá de correr os prazos legais do processo, o que deve demandar ainda cerca de 15 dias até que a situação se resolva.
Fonte: AC